Projetos de Apôio a distancìa



Projetos com as famílias mais carentes e desestruturadas dos nossos setores, entregando, onde necessário, uma cesta básica por mês, kit escolar, remédios, etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação de forma individual, identificando caminhos de crescimento ad hoc
As famílias beneficiarias deste projeto são escolhida depois de oportunas visitas domiciliares e estudo individual da situação de vulnerabilidade social. Cada menino é apadrinhado por um italiano (que pode ser uma família, uma turma de catequese, uma paroquia, colegas de trabalho etc. que assume o compromisso de nos ajudar á acompanhar a criança e a família dele). As famílias são reunidas em pequenos grupos uma vez por mês para um momento de oração ecumênica e reflexão comunitária, valorizando a experiência de vida de cada um. É um momento de resgate de autoestima e de fortalecimento de valores e vínculos. Recolhemos, a cada bimestre, os boletins escolares de todos os meninos/as do projeto para monitorar o rendimento escolar e as faltas. Visitamos as famílias com frequência (visita domiciliar) para atualizar dados e para calibrar a nossa ajuda de forma individual e especifica. O atendimento, por pedidos de ajuda ou conselhos pessoais, é na sede da ONG na Paroquia Nossa Senhora Aparecida, toda 3ª feira a tarde e toda 5ª feira de manhã.
Sendo que a nossa realidade de periferia está mudando rapidamente (de um lado, melhores oportunidades econômicas com boas oportunidades de emprego, do outro, aumento preocupantíssimo do uso das drogas entre jovens e relativo aumento de violência e homicídios) estamos atualizando este projeto inserindo os meninos/as e adolescentes nos outros projetos da ONG, diminuindo a ajuda econômica e incentivando a participação dos cursos que oferecemos. Prevemos que entre o fim do 2014 toda criança apadrinhada seja inserida, no mínimo, em um projeto artístico-cultural (reforço escolar, teatro, balé, informática, violão, futebol, capoeira, luta olímpica...). Este é o maior projeto da ONG, seja como gastos econômicos seja como numero de beneficiários. 


  • Participantes: mais de 200 crianças e adolescentes com suas famílias; 
  • uma assistente social e um voluntário italiano.