Historico Planos de Trabalho


De Mãos Dadas Pela Vida (MPV)
Sede: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua JM 15, Qd. 19, Lt. 01
Jardim das Oliveiras – SENADOR CANEDO – GO
CNPJ 09.337.013/0001-25




Plano de trabalho 2014

1.            Projetos de reforço escolar com crianças e adolescentes (6-14 anos)
oferecendo um lugar para fazer as tarefas, fortalecendo os alunos nas matérias onde encontram mais dificuldades, organizando atividades manuais de pequeno artesanato, atividades educativas e momentos de lazer, passando algumas regras básicas de vivência comunitária e valores humanos e religiosos, resgatando a autoestima, favorecendo a inclusão escolar e social.

a)           Projeto “Vivendo e aprendendo” no Residencial Valeria Perillo (salão da comunidade, Praça Madre Teresa de Calcutá, entre Rua C1, Rua T6 e Rua T5), duas educadoras (mais uma para atividades de artesanato um dia por semana):
·                    pela manhã: segunda, terça e quinta, das 8 às 11hs; 35 participantes
·                    pela tarde: de segunda a sexta, das 13:30 às 17hs; 38 participantes

     b) Projeto “Aprendendo a viver 2” no Jardim das Oliveiras 2 (salão da ONG, Rua JO 47, Qd. 87, Lt. 43), uma educadora:
·                    pela manhã: quarta e sexta das 8 às 11hs, 10 participantes;
·                    pela tarde: quarta e sexta das 14:00 às 17hs, 12 participantes;

c)           Projeto “Aprendendo a viver” no Jardim das Oliveiras (salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn), uma educadora:
·                    pela manhã: terça e quinta das 8 às 11hs, 15 participantes;
·                    pela tarde: terça e quinta das 15 as 17; 14 participantes

d)           Projeto “Valorizando a vida” no Jardim Liberdade (sala da comunidade Todos os Santos, Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), uma educadora;
·                    pela manhã: segunda, quarta e sexta das 8 às 11hs, 12 participantes, uma educadora. (NOTA: este projeto vai recomeçar em maio, estamos selecionado uma nova educadora)

e)           Projeto “Amigos pela vida” no Residencial Morada do Sol (sala da Comunidade Maria Imaculada, na Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35), uma educadora:
·                    pela manhã: segunda e quarta-feira, das 8.00 as 11.00, 12 participantes;
·                    pela tarde: segunda, quarta e sexta, das 14 às 17hs, 18 participantes

f)             Projeto “Sonhando com o futuro” no Residencial Rio Araguaia (na sala da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30), uma educadora:
·                    pela manhã: segunda, terça e quinta das 8 às 11hs; 18 participantes.


2.           Colônias de Férias
Nos meses de julho e dezembro serão realizadas algumas semanas de “Colônia de férias” nos projetos Vivendo e aprendendo, Amigos pela vida e Aprendendo a viver, contando com a coordenação de dois voluntários italianos do projeto “TODOMUNDO JUNTOS, JOVENS MISSIONARIOS COM DANIELE GHILLANI” (projeto pensado pelos pais de Daniele, voluntario italiano morto eletrocutado, em atitude de serviço, no outubro do 2012). As colônias de férias tentam, através de brincadeiras temáticas e jogos organizados, de ajudar os participantes a desenvolver e abraçar valores cristãos (fé, confiança, amizade, respeito, perdão etc.). Previstos um total de 180 participantes mais a turma dos jovens educadores. Uma semana no bairro Valeria Perilio (no salão comunitario da MPV) e duas semanas no Jardim das Oliveras, na igreja Nossa Senhora Aparecida.
3.  CLUBE DE ESPORTE “OLIVEIRA JOVEM ESPORTE CLUBE” – OJEC
É uma escolinha de futebol masculino, com atletas de 6 a 20 anos de idade, propondo uma atividade esportiva estruturada como ocasião educativa, diferente do simples jogar de bola na rua, aprendendo os valores do esporte (lealdade, respeito do adversário etc.) e o respeito das regras.
Os times participarão de vários amistosos, torneios e campeonatos, de futebol, futebol soçaite, futebol de salão e futebol de areia, em Senador Canedo, Goiânia etc.
Os treinamentos acontecem no campo de futebol gramado do Jardim das Oliveiras e, se precisar, no campo soçaite de baixo da linha elétrica de alta tensão, entre a Rua JO 39 (próximo à quadra 63) e a rua JO 42 (próximo à Qd. 72), de terça a sexta-feira de manhã e de tarde, em horários diferenciados.
Os jogos acontecem em vários campos, quadras e ginásios de Senador Canedo, Goiânia etc., quase sempre em dia de sábado e domingo.
Acerca de 160 participantes, um treinador profissional e alguns colaboradores.

4. Projeto de “Adoção a Distância” (AD) de crianças e adolescentes
das famílias mais carentes e desestruturadas dos nossos setores, entregando, onde necessário, uma cesta básica por mês, kit escolar, remédios, etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação de forma individual, identificando caminhos de crescimento ad hoc. Participantes: mais de 200 crianças e adolescentes com suas famílias; uma assistente social e um voluntário italiano. As famílias beneficiarias deste projeto são escolhida depois de oportunas visitas domiciliares e estudo individual da situação de vulnerabilidade social. Cada menino é apadrinhado por um italiano (que pode ser uma família, uma turma de catequese, uma paroquia, colegas de trabalho etc. que assume o compromisso de nos ajudar á acompanhar a criança e a família dele). As famílias são reunidas em pequenos grupos uma vez por mês para um momento de oração ecumênica e reflexão comunitária, valorizando a experiência de vida de cada um. É um momento de resgate de autoestima e de fortalecimento de valores e vínculos. Recolhemos, a cada bimestre, os boletins escolares de todos os meninos/as do projeto para monitorar o rendimento escolar e as faltas. Visitamos as famílias com frequência (visita domiciliar) para atualizar dados e para calibrar a nossa ajuda de forma individual e especifica. O atendimento, por pedidos de ajuda ou conselhos pessoais, é na sede da ONG na Paroquia Nossa Senhora Aparecida, toda 3ª feira a tarde e toda 5ª feira de manhã.
Sendo que a nossa realidade de periferia está mudando rapidamente (de um lado, melhores oportunidades econômicas com boas oportunidades de emprego, do outro, aumento preocupantíssimo do uso das drogas entre jovens e relativo aumento de violência e homicídios) estamos atualizando este projeto inserindo os meninos/as e adolescentes nos outros projetos da ONG, diminuindo a ajuda econômica e incentivando a participação dos cursos que oferecemos. Prevemos que entre o fim do 2014 toda criança apadrinhada seja inserida, no mínimo, em um projeto artístico-cultural (reforço escolar, teatro, balé, informática, violão, futebol, capoeira, luta olímpica...). Este é o maior projeto da ONG, seja como gastos econômicos seja como numero de beneficiários.

5. Projetos “Música é vida”, ensinando a tocar o violão valorizando a música religiosa e popular, emprestando ou doando os violões.
·                    Aulas de violão “NSA” realizadas no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim das Oliveiras, toda quarta e sexta-feira, das 17.30 às 19:00 horas. Participantes: acerca de 15, de 8 até 15 anos; uma professora.
·                    Aulas de violão “FLOR DO IPÊ” realizadas no galpão comunitário do bairro, em acordo com a prefeitura, toda segunda e quinta-feira, das 17.30 às 19:00 horas. Participantes: acerca de 15, de 8 até 13 anos; uma professora. (este projeto está em fase de captação de recursos, ainda não iniciou)
·                    Aulas de violão “LIBERDADE” na sala comunitária da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), toda segunda e quarta feira das 20 às 21 horas; participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor.

6. Projeto “LUTA olimpica”
Aulas de luta olimpica e MMA com o Professor Renildo Correa (campeão Goiano de Jujiztu; 5° colocado na seleção nacional concorrendo vaga para as olimpíadas 2015, faixa preta 2° dam rapkid-do)

7. Projeto “Balé para todos”
·                    Aulas de balé na sala da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras, toda terça e quinta-feira das 18.00 às 19:00 horas. Participantes: acerca de 18, de 5 a 9 anos; uma professora profissional.
·                    Aulas de balé na sala da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras, toda segunda-feira e quarta-feira das 18.00 às 19:00 horas. Participantes: acerca de 18, de 10 a 15 anos; uma professora profissional.

8. Projeto “Curso de informática básica”
Aulas de informática básica na sala dos computadores da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras, toda segunda e quarta-feira de manhã (das 10.00 as 11.30 horas) e a tarde (das 13.30 as 14.30 horas). Participantes: acerca de 20, divididos em duas turmas, de 7 a 15 anos; um professor profissional. Cada curso básico tem carga horaria de 32 horas e relativo atestado. (NOTA: este projeto vai começar em maio pois estamos reformando a sala de informática).

9. Projeto “ORATORIO”
É um momento de encontro entre crianças e adolescentes para brincar juntos e aprender assim o convívio e o respeito das regras. É realizado toda sexta-feira, nos espaços comunitários da paroquia Nossa Senhora Aparecida, das 15.00 as 17.00 horas.
Participantes: acerca de 15, de 8 a 15 anos; uma educadora.

10. Projeto Atendimento Psicológico com a psicóloga Eanes,
·                    Na sala da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) na segunda-feira, das 15 às 18hs, 6 atendimentos.
·                    Na sala sede da ONG, na Paroquia Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira das 15.00 as 19.00 horas, 6 atendimentos.
A psicóloga, quando necessário, monitora os projetos de Reforço Escolar, ajudando as educadoras a lidar com os meninos/as mais problemáticos e realizando visitas domiciliares onde for percebido algum tipo de transtorno da criança.

11. Atendimento e acompanhamento jurídico (em parceria com a Pastoral do Migrante) pelo advogado Hugo Sérgio de Goiânia, todo terceiro sábado do mês, pela manhã, para atender às pessoas que precisam de uma orientação jurídica e até de acompanhamento. O atendimento é feito na sede da ONG a partir das 8.00 horas.

12. Projeto de atendimento odontológico para as crianças do projeto de Apadrinhamento a Distancia.
Cinco atendimentos semanais com os dentistas do consultório da Dot. Aracele (Avenida Senador Canedo, Qd A1 Lt 25 Parque Alvorada) e quatro atendimentos de aparelho dental com a própria doutora Aracele.

13. Parceria com a Pastoral do Migrante, atendendo especialmente as famílias recém chegadas na nossa região e outras famílias que pedem ajuda á Paróquia. A ONG encaminha para a Pastoral do Migrante as famílias necessitadas que não se encaixam no padrão de beneficiários do projeto de Apadrinhamento a Distancia (por exemplo: famílias sem crianças ou em situação de emergência).

14. Projeto grupo de doadores voluntários de sangue (DVS) no Jardim das Oliveiras, para sensibilizar a população sobre a doação de sangue.
NOTA: estamos esperando a disponibilidade do Hemocentro de Goiânia para organizarmos juntos as coletas de sangue.



Este Plano de Trabalho foi aprovado pela assembleia dos sócios na reunião do dia 28 de março 2014.

Senador Canedo, dia 31 de março 2014

             O presedente da ONG
                    Paolo Finardi

 
Plano de Trabalho 2013


1. Projetos de reforço escolar e outras atividades com crianças e adolescentes (6-14 anos), oferecendo um lugar para fazer as tarefas, fortalecendo os alunos nas matérias onde encontram mais dificuldades, organizando atividades manuais de pequeno artesanato, atividades educativas e momentos de lazer, passando algumas regras básicas de vivência comunitária e valores humanos e religiosos, resgatando a auto-estima, favorecendo a inclusão escolar e social.


- Projeto “Vivendo e aprendendo no Residencial Valeria Perillo (salão da comunidade, Praça Madre Teresa de Calcutá, entre Rua C1, Rua T6 e Rua T5), de segunda a sexta (pela manhã: segunda, terça e quinta, das 8 às 11hs; pela tarde: de segunda a sexta, das 13:30 às 17hs).


70 participantes, duas educadoras (mais uma para ensinar bordado um dia por semana).


- Projeto “Aprendendo a viver”:


   + no Jardim das Oliveiras 2 (salão da comunidade, Rua JO 47, Qd. 87, Lt. 43): pela manhã: das 8 às 11hs, segunda, quarta e sexta; pela tarde das 13:30 às 17hs, segunda e quarta; 20 participantes, uma educadora;


   + no Jardim das Oliveiras (salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn) terça e quinta (pela manhã: das 8 às 11hs); 15 participantes, uma educadora.

- Projeto “Valorizando a vida” na sala da comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8); de segunda, quarta e sexta, pela manhã: das 8 às 11hs. 15 participantes, uma educadora.

- Projeto “Amigos pela vida na sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35): segunda, quarta e sexta, das 14 às 17hs); 30 participantes, duas educadoras;

- Projeto “Sonhando com o futuro” na sala da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Residencial Rio Araguaia (Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30): segunda, terça e quinta (pela manhã: das 8 às 11hs); 16 crianças e uma educadora.

Nos meses de julho e dezembro serão realizadas algumas semanas de “Colônia de férias” nos projetos Vivendo e aprendendo, Amigos pela vida e Aprendendo a viver, contando com a coordenação da voluntária italiana Sílvia Denti e mais 4 jovens voluntários italianos.

2. Clube de esporte “Oliveira Jovem Esporte Clube” - OJEC, organizando uma escolinha de futebol masculino, com atletas de 6 a 20 anos de idade, propondo uma atividade esportiva estruturada como ocasião educativa, diferente do simples jogar de bola na rua, aprendendo os valores do esporte (lealdade, respeito do adversário etc.) e o respeito das regras.

Os times participarão de vários amistosos, torneios e campeonatos, de futebol, futebol soçaite, futebol de salão e futebol de areia, em Senador Canedo, Goiânia etc.

Os treinamentos acontecem no campo de futebol gramado do Jardim das Oliveiras e, se precisar, no campo soçaite de baixo da linha elétrica de alta tensão, entre a Rua JO 39 (próximo à quadra 63) e a rua JO 42 (próximo à Qd. 72), de terça a sexta-feira de manhã e de tarde, em horários diferenciados.

Os jogos acontecem em vários campos, quadras e ginásios de Senador Canedo, Goiânia etc., quase sempre em dia de sábado e domingo.

Acerca de 160 participantes, um treinador e alguns colaboradores.

3. Projeto de “Adoção a Distância” de crianças e adolescentes das famílias mais carentes dos nossos setores, entregando uma cesta básica por mês, kit escolar, remédios quando necessário etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação. Participantes: mais de 200 crianças e adolescentes com suas famílias; uma assistente social e um voluntário italiano.

4. Projeto de atendimento odontológico para as crianças dos nossos projetos.

Cinco atendimentos semanais para as crianças das famílias dos nossos projetos com os dentistas do consultório da dentista Aracele (Avenida Senador Canedo, Qd A1 Lt 25 Parque Alvorada) e quatro atendimentos de aparelho dental com a própria doutora Aracele.

5. Projetos “Música e vida, valorizando a música religiosa e popular, ensinando a tocar o violão, emprestando ou doando os violões.

- Aulas de violão no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim das Oliveiras, toda segunda e terça-feira das 17:30 às 18:30 horas. Participantes: acerca de 30, de 7 a 20 anos; 2 professores (Pe. Corrado e Silvia).

- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), toda segunda e quarta feira das 20 às 21 horas; participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor. Este projeto vai começar nos próximos dias.

6. Parceria com a Pastoral da Criança: pesagem e lanche p/ crianças de 0 a 6 anos, palestras p/ as mães.

- Toda segunda sexta-feira do mês, das 8 às 10hs, nas salas da Comunidade Santa Paula Frassinetti - Setor Castro (Rua SC-6, Qd. APM 5, S/N): acerca de 35 crianças, mais 20 gestantes.

- Toda terceira sexta-feira do mês, das 8 às 11hs, nas salas da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8): acerca de 60 crianças, mais 20 gestantes.

- Todo terceiro sábado do mês, das 8 às 10hs, nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19): acerca de 40 crianças.

- Todo quarto sábado do mês, das 8 às 10hs, nas salas da Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Residencial Rio Araguaia (Rua Tucurané, Qd. 9, Lt. 30): acerca de 20 crianças.

- Todo último sábado do mês, das 8 às 10hs, nas salas da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) acerca de 20 crianças.

7. Projeto “Nascidos para Ler”, que pretende estimular o desenvolvimento da linguagem e a alfabetização precoce das crianças de 6 meses até 6 anos de idade, envolvendo sobretudo os pais. Para alcançar seus objetivos, o projeto quer sensibilizar os pais para que leem em voz alta cada dia 10-15 minutos um livro infantil tendo seu filho ou filha (ou seus filhos) no colo. Os livros são doados às famílias. Pesquisas e projetos desenvolvidos em vários países do mundo já demostraram a importância (para o processo de alfabetização das crianças e seu sucesso na escola) da leitura precoce feita pelos pais.

A melhor alfabetização tem consequências muito importantes no presente e no futuro: melhores resultados na escola; maior autoestima; menor abandono da escola; maior inclusão social e exercício da cidadania. As pesquisas demostraram que melhora até a imunidade das crianças!

O envolvimento dos pais também tem consequências muito importantes: maior empatia pais-filhos; resgate da autoestima dos pais com baixa capacidade de leitura etc.

Este projeto está sendo realizado em parceria com a Pastoral da Criança, envolvendo até agora mais de 200 famílias.

8. Parceria com a Pastoral do Migrante, atendendo especialmente as famílias recém chegadas e outras famílias que pedem ajuda á Paróquia.

9. Projeto grupo de doadores voluntários de sangue (DVS) no Jardim das Oliveiras, para sensibilizar a população sobre a doação de sangue. Estamos esperando a disponibilidade do Hemocentro de Goiânia para organizarmos juntos as coletas de sangue.

10. Atendimento e acompanhamento jurídico (em parceria com a Pastoral do Migrante) pelo advogado Hugo Sérgio de Goiânia, todo terceiro sábado do mês pela manhã para atender às pessoas que precisarem de uma orientação jurídica e até de acompanhamento. O atendimento é feito na sede da ONG.

11. Projeto Capoeira com o mestre “Katendé”, no salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn), segunda e quarta, das 19 às 21hs, 20 participantes.


12. Parceria com a “Ótica Veja para consultas e compra de óculos para as crianças dos nossos projetos.

13. Projeto Atendimento Psicológico com a psicóloga Eanes, na sala da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) na terça-feira, das 15 às 18hs, 6 atendimentos. Este projeto vai começar nos próximos dias.


Este Plano de trabalho 2013 foi aprovado pela Assembleia dos Associados no dia 10 de abril de 2013.

Senador Canedo, dia 12 de abril de 2013.

O Presidente da ONG
      Corrado Vitali


Plano de Trabalho 2012

1. Projetos de reforço escolar e outras atividades com crianças e adolescentes (6-14 anos), oferecendo um lugar para fazer as tarefas, fortalecendo os alunos nas matérias onde encontram mais dificuldades, organizando atividades manuais de pequeno artesanato, atividades educativas e momentos de lazer, passando algumas regras básicas de vivência comunitária e valores humanos e religiosos, resgatando a auto-estima, favorecendo a inclusão escolar e social.

- Projeto “Vivendo e aprendendo no Residencial Valeria Perillo (salão da comunidade, Praça Madre Teresa de Calcutá, entre Rua C1, Rua T6 e Rua T5), de segunda a sexta (pela manhã: segunda, terça e quinta, das 8 às 11h; pela tarde: de segunda a sexta, das 13:30 às 17h).

70 participantes, duas educadoras (mais uma para ensinar bordado um dia por semana).

- Projeto “Aprendendo a viver”:

   + no Jardim das Oliveiras 2 (salão da comunidade, Rua JO 47, Qd. 87, Lt. 43): pela manhã: das 8 às 11h, segunda, quarta e sexta; pela tarde das 13:30 às 17h, segunda, terça e quarta; 30 participantes, uma educadora;

   + no Jardim das Oliveiras (salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn) terça e quinta (pela manhã: das 8 às 11h); 15 participantes, uma educadora.

- Projeto “Valorizando a vida” na sala da comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8); de segunda, quarta e sexta, pela manhã: das 8 às 11h. 20 participantes, uma educadora.

- Projeto “Amigos pela vida na sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35): segunda, quarta e sexta, das 14 às 17h); 20 participantes, uma educadora;

- Projeto “Sonhando com o futuro” na sala da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Residencial Rio Araguaia (Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30): segunda e quinta (pela manhã: das 8 às 11h); 16 crianças e uma educadora. Este projeto ainda não começou, por causa de problemas familiares da educadora.

2. Clube de esporte “Oliveira Jovem Esporte Clube” - OJEC, organizando uma escolinha de futebol masculino, com atletas de 7 a 20 anos de idade, propondo uma atividade esportiva estruturada como ocasião educativa, diferente do simples jogar de bola na rua, aprendendo os valores do esporte (lealdade, respeito do adversário, etc.) e o respeito das regras.

Os times participarão de vários amistosos, torneios e campeonatos, de futebol, futebol soçaite, futebol de salão e futebol de areia, em Senador Canedo, Goiânia, etc.

Os treinamentos acontecem no campo de futebol soçaite de baixo da linha elétrica de alta tensão, entre a Rua JO 39 (próximo à quadra 63) e a rua JO 42 (próximo à Qd. 72), de terça a sexta-feira de manhã e de tarde, em horários diferenciados.

Os jogos acontecem em vários campos, quadras e ginásios de Senador Canedo, Goiânia etc., quase sempre em dia de sábado e domingo.

Acerca de 130 participantes, um treinador e alguns colaboradores.

Temos a esperança de abrir mais 2 pequenos grupos de futebol, com o treinador Anderson

- no campinho ao lado da escola “Brasil 500 anos” (Parque Alvorada 2) e

- no campinho em baixo da rede da alta tensão no Residencial Rio Araguaia.

3. Projeto de “Adoção a Distância” de crianças e adolescentes das famílias mais carentes dos nossos setores, entregando uma cesta básica por mês, kit escolar, remédios quando necessário, etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação. Participantes: acerca de 200 crianças e adolescentes; uma assistente social e um voluntário italiano.

4. Projeto de atendimento odontológico para as crianças dos nossos projetos.

Cinco atendimentos semanais para as crianças das famílias dos nossos projetos com a dentista Aracele (Avenida Senador Canedo, Qd A1 Lt 25 Parque Alvorada).

5. Projetos “Música e vida, valorizando a música religiosa e popular, ensinando a tocar o violão, emprestando ou doando os violões.

- Aulas de violão no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim das Oliveiras, toda segunda e quarta-feira das 17:30 às 18:30 horas. Participantes: acerca de 25, de 7 a 20 anos; 4 professores (Pe. Corrado, Andreza, Teddy, Silvia).

- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), toda segunda e quarta feira das 20 às 21 horas; participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor;

- Aulas de violão na sala Comunidade São Sebastião - Vila Matinha; quarta-feira das 15 às 16 horas.

Participantes: acerca de 4 adolescentes; um professor.

6. Grupo Teatral “Estase CIA de Artes”, envolvendo de 15 até 25 pessoas (conforme as atividades) de 8 até 50 anos (a maioria são crianças e jovens), incluindo um grupo de percussionistas. O grupo realizará:

- aulas de formação (todo domingo das 15 às 17h30 e toda segunda, quarta e sexta-feira das 19:30 às 21horas);

- 3 representações da Paixão de Cristo (em 3 comunidades da Paróquia), no mês de abril;

- animação da Semana da Consciência Negra no mês de novembro;

- participação de outras manifestações e eventos culturais (Festival de Poesia Encenadas, Festival de Improviso etc.) que serão organizados neste ano.

7. Parceria com a Pastoral da Criança: pesagem e lanche p/ crianças de 0 a 6 anos, palestras p/ as mães.

- Todo último sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) acerca de 20 crianças.

- Todo último sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Residencial Rio Araguaia (Rua Tucurané, Qd. 9, Lt. 30): acerca de 15 crianças.

- Toda segunda sexta-feira do mês, das 8 às 10h, nas salas da Santa Paula Frassinetti - Setor Castro (Rua SC-6, Qd. APM 5, S/N): acerca de 40 crianças.

- Toda terceira sexta-feira do mês, das 8 às 11,30h, nas salas da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8): acerca de 90 crianças.

- Todo terceiro sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19): acerca de 40 crianças.

8. Projeto “Nascidos para Ler”, que pretende estimular o desenvolvimento da linguagem e a alfabetização precoce das crianças de 6 meses até 6 anos de idade, envolvendo sobretudo os pais. Para alcançar seus objetivos, o projeto quer sensibilizar os pais para que leem em voz alta cada dia 10-15 minutos um livro infantil tendo seu filho ou filha (ou seus filhos) no colo. Os livros são doados às famílias. Pesquisas e projetos desenvolvidos em vários países do mundo já demostraram a importância (para o processo de alfabetização das crianças e seu sucesso na escola) da leitura precoce feita pelos pais.

A melhor alfabetização tem consequências muito importantes no presente e no futuro: melhores resultados na escola; maior autoestima; menor abandono da escola; maior inclusão social e exercício da cidadania. As pesquisas demostraram que melhora até a imunidade das crianças!

O envolvimento dos pais também tem consequências muito importantes: maior empatia pais-filhos; resgate da autoestima dos pais com baixa capacidade de leitura, etc.

Este projeto está sendo realizado em parceria com a Pastoral da Criança e também com o projeto “Gerando Vida” da comunidade São Pedro e São Paulo no Parque Alvorada, com o CMEI da Vila Matinha, envolvendo até agora mais de 200 famílias.

9. Parceria com a Pastoral do Migrante, atendendo especialmente as famílias recém chegadas e outras famílias que pedem ajuda á Paróquia.

10. Projeto grupo de doadores voluntários de sangue (DVS) no Jardim das Oliveiras, para sensibilizar a população sobre a doação de sangue. Estamos esperando a disponibilidade do Hemocentro de Goiânia para organizarmos juntos as coletas de sangue.

11. Atendimento e acompanhamento jurídico (em parceria com a Pastoral do Migrante) pelo advogado Hugo Sérgio de Goiânia, todo segundo sábado do mês pela manhã para atender às pessoas que precisarem de uma orientação jurídica e até de acompanhamento. O atendimento é feito na sede da ONG.

12. Projeto Atendimento Psicológico, com a psicóloga Eanes:

- na sala da ONG na comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn), quinta-feira das 9 às 16hs, 8 atendimentos;

- na sala da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) na terça-feira, das 14 às 17hs, 4 atendimentos.

13. Projeto Balé com a professora Lais na sala da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn), segunda, quarta e sexta, das 19 às 20h, 8 participantes.

14. Projeto Capoeira com o mestre Lucas,  no salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn), segunda, quarta e sexta, das 17 às 18,30h, 30 participantes.

15. A partir do mês de abril teremos cursos de computação e de inglês nas salas da comunidade N. Sra. Aparecida no Jardim das Oliveiras. Os computadores (usados) nos foram doados pela CAJU. O professor de inglês será um jovem voluntário italiano, Daniel Ghillani.

16. Parceria com a “Ótica Veja” para a compra dos óculos para as crianças dos nossos projetos.



Este Plano de trabalho 2012 foi aprovado pela Assembleia dos Associados no dia 28 de março de 2012.


Senador Canedo, dia 29 de março de 2012.

    O Presidente da ONG
          Corrado Vitali




Plano de Trabalho 2011
 
1. Projetos de reforço escolar e outras atividades com crianças e adolescentes (6-14 anos), oferecendo um lugar para fazer as tarefas, fortalecendo os alunos nas matérias onde encontram mais dificuldades, organizando atividades manuais de pequeno artesanato, atividades educativas e momentos de lazer, passando algumas regras básicas de vivência comunitária e valores humanos e religiosos, resgatando a auto-estima, favorecendo a inclusão escolar e social.
- Projeto “Vivendo e aprendendo” no Residencial Valeria Perillo (salão da comunidade, Praça Madre Teresa de Calcutá, entre Rua C1, Rua T6 e Rua T5), de segunda a sexta (pela manhã: segunda, terça e quinta, das 8 às 11h; pela tarde: de segunda a sexta, das 13:30 às 17h).
70 participantes, duas educadoras.
- Projeto “Aprendendo a viver”:
   + no Jardim das Oliveiras 2 (salão da comunidade, Rua JO 47, Qd. 87, Lt. 43) segunda, quarta e sexta (pela manhã: das 8 às 11h; pela tarde das 13:30 às 17h); 30 participantes, uma educadora;
   + no Jardim das Oliveiras (salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn) terça e quinta (pela manhã: das 8 às 11h); 15 participantes, uma educadora.
- Projeto “Valorizando a vida” na sala da comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8); de segunda a sexta, pela manhã: das 8 às 11h. 30 participantes, uma educadora.
- Projeto “Amigos pela vida” na sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35): segunda, quarta e sexta (pela manhã: das 8 às 11h); terça e quinta (pela tarde, das 13:30 às 17h); 35-40 participantes, uma educadora (se precisar, juntaremos uma segunda educadora para a turma da tarde).
- Projeto “Sonhando com o futuro” na sala da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Residencial Rio Araguaia (Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30): segunda, quarta e sexta (pela manhã: das 8 às 11h); 18 crianças e uma educadora.
2. Clube de esporte “Oliveira Jovem Esporte Clube” - OJEC, organizando uma escolinha de futebol masculino, com atletas de 7 a 20 anos de idade, propondo uma atividade esportiva estruturada como ocasião educativa, diferente do simples jogar de bola na rua, aprendendo os valores do esporte (lealdade, respeito do adversário, etc.) e o respeito das regras.
Os times participarão de vários amistosos, torneios e campeonatos, de futebol, futebol soçaite, futebol de salão e futebol de areia, em Senador Canedo, Goiânia, etc.
Os treinamentos acontecem:
- no campo de futebol soçaite de baixo da linha elétrica de alta tensão, entre a Rua JO 39 (próximo à quadra 63) e a rua JO 42 (próximo à Qd. 72), segunda, terça, quinta e sexta-feira de manhá e de tarde, em horários diferenciados.
Os jogos acontecem em vários campos, quadras e ginásios de Senador Canedo, Goiânia, etc.
Acerca de 130 participantes, um treinador e alguns colaboradores.
3. Projeto de “Adoção a Distância de crianças e adolescentes das famílias mais carentes dos nossos setores, entregando uma cesta básica por mês, kit escolar, remédios quando necessário, etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação. Participantes: acerca de 160-170 crianças e adolescentes; uma assistente social e um voluntário italiano.
4. Projeto de atendimento odontológico para as crianças dos nossos projetos.
Cinco atendimentos semanais para as crianças das famílias dos nossos projetos com a dentista Aracele (Avenida Senador Canedo, Qd A1 Lt 25 Parque Alvorada).
5. Projetos “Música e vida, valorizando a música religiosa e popular, ensinando a tocar o violão, emprestando ou doando os violões.
- Aulas de violão no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim das Oliveiras, toda segunda-feira das 14:30 às 15:30 horas.
Participantes: acerca de 10, de 10 a 18 anos; um professor e dois ajudantes.
- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus - Residencial Rio Araguaia (Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30), toda segunda feira, das 17,30 às 18,30 horas.
Participantes: acerca de 5, de 10 a 14 anos; um professor.
- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), dois grupos:
* toda segunda e quarta feira das 20 às 21 horas; participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor;
* toda quarta-feira das 14:30 às 16 horas; participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor.
6. Grupo Teatral “Estase CIA de Artes”, envolvendo de 15 até 40 pessoas (conforme as atividades) de 8 até 40 anos (a maioria são adolescentes e jovens), incluindo um grupo de percussionistas. O grupo realizará:
- aulas de formação (todo domingo das 15 às 17h30 e toda segunda e sexta-feira das 19:30 às 22h);
- 3 representações da Paixão de Cristo (em 3 comunidades da Paróquia), no mês de abril;
- animação da Semana da Consciência Negra no mês de novembro;
- participação de outras manifestações e eventos culturais que serão organizados neste ano.
7. Parceria com a Pastoral da Criança: pesagem e lanche p/ crianças de 0 a 6 anos, palestras p/ as mães.
- Todo primeiro sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Residencial Rio Araguaia (Rua Tucurané, Qd. 9, Lt. 30): acerca de 15 crianças.
- Toda segunda quinta-feira do mês, das 8 às 10h, nas salas da Santa Paula Frassinetti – Setor Castro (Rua SC-6, Qd. APM 5, S/N): acerca de 40 crianças.
- Todo segundo sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (Praça Madre Tereza de Calcutá) acerca de 20 crianças.
- Toda terceira sexta-feira do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8): acerca de 90 crianças.
- Todo terceiro sábado do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19): acerca de 40 crianças.
8. Projeto Nascidos para Ler.
O projeto “Nascidos para ler” pretende estimular o desenvolvimente da linguagem e a alfabetização precoce das crianças de 6 meses até 6 anos de idade, envolvendo sobretudo os pais. Para alcançar seus objetivos, o projeto quer sensibilizar os pais para que leem em voz alta cada dia 10-15 minutos um livro infantil tendo seu filho ou filha (ou seus filhos) no colo. Os livros são doados às famílias. Este projeto começou no mês de agosto de 2010 e está sendo avaliado mensalmente. Pesquisas e projetos desenvolvidos em vários paises do mundo já demostraram a importância (para o processo de alfabetização das crianças e seu sucesso na escola) da leitura precoce feita pelos pais.
A melhor alfabetização tem consequências muito importantes no presente e no futuro: melhores resultados na escola; maior autoestima; menor abandono da escola; maior inclusão social e exercício da cidadania. As pesquisas demostraram que melhora até a imunidade das crianças!
O envolvimento dos pais também tem consequências muito importantes:
maior empatia pais-filhos; resgate da autoestima dos pais com baixa capacidade de leitura, etc.
Este projeto começou em parceria com a Pastoral da Criança e tambem com o projeto “Gerando Vida” da comunidade São Pedro e São Paulo no Parque Alvorada, com o CMEI do Jardim das Oliveiras e o da Vila Matinha, envolvendo até agora mais de 350 famílias.
Já estamos em contato com a Pastoral da Criança de Bonfinópolis (que atende acerca de 80 mães) para começar no final deste mês.
Pretendemos entrar em contato também com o CMEI do Setor Castro e com as escolinhas municipais (Brasil 500 anos, Batista, etc.).
9. Parceria com a Pastoral do Migrante, atendendo especialmente as famílias recém chegadas e outras famílias que pedem ajuda á Paróquia. E também apoiando um curso de alfabetização de adultos, nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19): acerca de 8 adultos, toda segunda, terça e quarta-feira das 19:30 às 21h.
10. Sustentar o novo grupo de doadores voluntários de sangue (DVS) no Jardim das Oliveiras e criar mais 2 novos grupos na região da Vila Galvão e na região Central de Senador Canedo, para sensibilizar a população sobre a doação de sangue.
11. Grupo de danças da tradição religiosa hebraica, para valorizar a cultura espiritual de outros paises, num intercâmbio de valores humanos e religiosos; 6 alunas, um professor; ensaios toda segunda-feira na sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35), das 18:30 às 20hs.
12. Atendimento e acompanhamento jurídico pelo advogado Hugo Sérgio de Goiânia, que disponibilizou o segundo sábado do mês pela manhã para atender às pessoas que precisarem de uma orientção jurídica e até de acompanhamento. O atendimento é feito na sede da ONG.
13. A partir do mês de março teremos cursos de computação e de ingles nas salas da comunidade N. Sra. Aparecida no Jardim das Oliveiras. Os computadores (usados) nos foram doados pela CAJU. O professor de ingles será um jovem voluntário italiano, André Recusani.
Este Plano de trabalho 2011 foi aprovado pela Assembléia dos Associados no dia 13 de fevereiro de 2011. No dia 26 de janeiro de 2011 foi entregue em forma incompleta (sem os pontos 12 e 13) e com algumas imprecisões para o CMDCA (para pedir o renovo da inscrição, que venceu no dia 30 de novembro de 2010).
Senador Canedo, dia 13 de fevereiro de 2011.
O Presidente da ONG
      Corrado Vitali



Plano de trabalho 2010
1. Projetos de reforço escolar e outras atividades com crianças e adolescentes (8-14 anos), oferecendo um lugar para fazer as tarefas, fortalecendo os alunos nas matérias onde encontram mais dificuldades, organizando atividades manuais de pequeno artesanato, atividades educativas e momentos de lazer, passando algumas regras básicas de vivência comunitária e valores humanos e religiosos, resgatando a auto-estima, favorecendo a inclusão escolar e social.
- Projeto “Vivendo e aprendendo” no Residencial Valeria Perillo (salão da comunidade, Praça Madre Teresa de Calcutá, entre Rua C1, Rua T6 e Rua T5), de segunda a sexta (pela manhã: segunda, terça e quinta, das 8 às 11h; pela tarde: de segunda a sexta, das 13:30 às 17h).
70 participantes, duas educadoras.
- Projeto “Aprendendo a viver”:
   + no Jardim das Oliveiras 2 (salão da comunidade, Rua JO 47, Qd. 87, Lt. 43) segunda, quarta e sexta (pela manhã: das 8 às 11h; pela tarde das 13:30 às 17h); 25 participantes, uma educadora;
   + no Jardim das Oliveiras (salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Av. Senador Canedo, Qd. 19 sn) terça e quinta (pela manhã: das 8 às 11h); 15 participantes, uma educadora.
- Projeto “Valorizando a vida” na sala da comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8); de segunda a sexta (pela manhã: das 8 às 11h; pela tarde: das 13:30 às 16:00h); 70 participantes, uma educadora e alguns voluntários.
- Projeto “Amigos pela vidana sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35): segunda, quarta e sexta (pela manhã: das 8 às 11h); terça e quinta (pela tarde, das 13:30 às 17h); 35 participantes, uma educadora (se precisar, juntaremos uma segunda educadora para a turma da tarde).
- Estamos estudando a possibilidade de abrir um novo projeto no Residencial Rio Araguaia, na sala da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, para 30 crianças, com uma educadora.

2. Clube de esporte “Oliveira Jovem Esporte Clube” - OJEC, organizando uma escolinha de futebol masculino, com atletas de 7 a 20 anos de idade, propondo uma atividade esportiva estruturada como ocasião educativa, diferente do simples jogar de bola na rua, aprendendo os valores do esporte (lealdade, respeito do adversário, etc.) e o respeito das regras.
Os times participarão de vários amistosos, torneios e campeonatos, de futebol, futebol soçaite, futebol de salão e futebol de areia, em Senador Canedo, Goiânia, etc.
Os treinamentos acontecem:
- no campo de futebol soçaite de baixo da linha elétrica da alta tensão, entre a Rua JO 39 (próximo à quadra 63) e a rua JO 42 (próximo à Qd. 72), segunda, terça, quinta e sexta-feira de manhá e de tarde, em horários diferenciados.
Os jogos acontecem em vários campos, quadras e ginásios de Senador Canedo, Goiânia, etc.
Acerca de 120 participantes, um treinador e alguns colaboradores.

3. Projeto de “Adoção a Distância de crianças e adolescentes das famílias mais carentes dos nossos setores, entregando uma cesta básica por mês, quite escolar, remédios quando necessário, etc., acompanhando e orientando as famílias para melhorar sua situação. Participantes: acerca de 150 crianças e adolescentes; uma assistente social e um voluntário italiano.

4. Projeto de formação educativo-psicológica para os pais das crianças dos nossos projetos: uma palestra de dois em dois meses, com a possibilidade de um atendimento particular a seguir;
- na igreja Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19):
Total: 100 participantes previstos; uma psicóloga. Primeira palestra: sábado 13 de março às 9:00hs.

5. Projetos “Música e vida, valorizando a música religiosa e popular, ensinando a tocar o violão, emprestando ou doando os violões.
- Aulas de violão no salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim das Oliveiras, toda segunda-feira das 9:00 às 10,15 e das 14:30 às 15:30 horas.
Participantes: acerca de 15, de 10 a 18 anos; um professor e dois ajudantes.
- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade do Profeta Isaias - Residencial Rio Araguaia (Rua Tucunaré, Qd. 9, Lt. 30), toda segunda feira, das 17,30 às 18,30 horas.
Participantes: acerca de 5, de 10 a 14 anos; um professor.
- Aulas de violão na sala comunitária da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8), toda segunda e quarta feira das 20 às 21 horas.
Participantes: acerca de 10, adolescentes e adultos; um professor.

6. Grupo Teatral “Estase CIA de Artes”, envolvendo de 15 até 40 pessoas (conforme as atividades) de 8 até 40 anos (a maioria são adolescentes e jovens), incluindo um grupo de percussionistas. O grupo realizará:
- aulas de formação (todo domingo das 15 às 17h30 e toda quarta-feira das 19:30 às 22h);
- 3 representações da Paixão de Cristo (em 3 comunidades da Paróquia), no mês de abril;
- animação da Semana da Consciência Negra no mês de outubro;
- participação de outras manifestações e eventos culturais que serão organizados neste ano.

7. Parceria com a Pastoral da Criança: pesagem e lanche p/ crianças de 0 a 6 anos, palestras p/ as mães.
- Toda terceira sexta-feira do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Todos os Santos - Jardim Liberdade (Rua da Paz, Qd. E, Lt. 8): acerca de 90 crianças.
- Toda terceira quarta-feira do mês, das 8 às 10h, nas salas da Comunidade Madre Teresa de Calcutá - Residencial Valeria Perillo (praça Madre Tereza de Calcutá) acerca de 20 crianças.
- nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19) a Pastoral da Criança está sendo reorganizada.

8. Parceria com a Pastoral do Migrante, atendendo especialmente as famílias recém chegadas e outras famílias que pedem ajuda á Paróquia. E também apoiando um curso de alfabetização de adultos, nas salas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Jardim das Oliveiras (Av. Senador Canedo, Qd. 19): acerca de 8 adultos, toda segunda, terça e quarta-feira das 19:30 às 21h.

9. Sustentar o novo grupo de doadores voluntários de sangue (DVS) no Jardim das Oliveiras e criar mais 2 novos grupos na região da Vila Galvão e na região Central de Senador Canedo, para sensibilizar a população sobre a doação de sangue.

10. Grupo de danças da tradição religiosa hebraica, para valorizar a cultura espiritual de outros paises, num intercâmbio de valores humanos e religiosos; 6 alunas, um professor; ensaios toda sexta-feira na sala da Comunidade Maria Imaculada, na Morada do Sol (Rua JO 41, Qd. 2, Lt. 35). Talvez os ensaios mudem para sábado das 9:00 às 10:00.

O Presidente da ONG
      Corrado Vitali